sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Alterações do Desenvolvimento e Variação da Normalidade (I)

Alterações do Desenvolvimento e Variações da Normalidade (Parte 1)


Grânulos de Fordyce

     Os Grânulos de Fordyce são glândulas sebáceas ectópicas que ocorrem na mucosa jugal. Por ser facilmente encontrado na população (cerca de 80%), essa lesão é considerada como uma variação anatômica normal. Os Grânulos se apresentam como pápulas amareladas, bilaterais e simétricas. Normalmente são encontradas na mucosa jugal e labial, mas também podem aparecer na mucosa da região retromolar e no pilar amigdaliano anterior (Arco Palatoglosso). Essas lesões são assintomáticas, mas, alguns pacientes relatam sentir uma leve rugosidade na mucosa. Pelo fato das lesões serem consideradas uma variação normal e serem assintomáticas, não há necessidade de tratamento.


Disponível em: http://www.dermatologia.net/


Disponível em: http://www.dermatologia.net/


Língua Fissurada

     Essa lesão ainda possui etiologia incerta, mas, sabe-se que fatores genéticos, ambientais e a idade podem contribuir no seu desenvolvimento. Essa malformação é caracterizada por diversos sulcos (de profundidade variável) na superfície dorsal da língua. Essa condição é assintomática, mas, alguns pacientes relatam ardência ou dor (sintomas discretos). Existe uma forte associação entre língua fissurada e língua geográfica, acredita-se que o mesmo gene esteja relacionado com as duas condições. Por ser uma condição benigna, não há necessidade de tratamento.




Disponível em;http://www.odontoblogia.com.br/
  
Língua Geográfica (Eritema Migratório)

     A Língua Geográfica é uma condição de etiologia ainda desconhecida que é caracterizada pela presença de áreas avermelhadas na superfície dorsal da língua (despapilação),variando em poucas horas. A lesão também pode ocorrer em outros locais da mucosa oral como na mucosa jugal, labial e menos frequentemente no palato mole.
     A condição é benigna, não havendo necessidade de tratamento. Para os pacientes que relatam ardencia intensa, pode ser recomendado o uso de um corticosteroide tópico, como a betametasona.


Disponível em:http://dentalpb.blogspot.com.br/

Língua Pilosa

     A Língua pilosa é causada por uma hipertrofia das papilas filiformes da língua. A lesão pode  apresentar cor amarelada até negra devido a impregnação de elementos externos como o tabaco, alimentos e medicamentos. A etiologia da doença não é conhecida, acredita-se que esteja relacionada com debilitação geral, higiene oral deficiente e histórico de radioterapia na região de cabeça e pescoço. O tabaco provavelmente tem importância na etiologia da doença, pois, muitos pacientes afetados são tabagistas crônicos.
     Não existe um tratamento específico, a correta higienização da língua pode ajudar na eliminação de restos alimentares e pigmentos que se acumulam por entre as papilas, além de ajudar na descamação da ceratina.

Disponível em: http://profissaodentista.com.br/lingua-pilosa/



Disponível em: http://www.dermis.net/



Disponível em: http://profissaodentista.com.br/lingua-pilosa/

Varicosidades (Varizes)

     Muito comum em pessoas acima dos 60 anos, as varicosidades sublinguais são vesículas papulares, arroxeadas, localizadas no ventre lingual. Essas varizes são veias tortuosas e dilatadas, acredita-se que ocorre devido a perda de tônus do tecido conjuntivo que suporta os vasos. Essas lesões podem ocorrer em outros lugares como Lábio e mucosa jugal. Não há necessidade de tratamento.

Disponível em:http://www.odontocat.com/


Nenhum comentário:

Postar um comentário