O Cementoblastoma é uma neoplasia de cementoblastos, a lesão é um tumor raro, representa apenas 1% de todos os tumores odontogênicos. Possui predileção pela mandíbula (dentes molares e pré-molares), não há predileção por gênero e acomete mais crianças e adultos jovens.
Quanto a sintomatologia, alguns pacientes relatam dor e aumento de volume, embora alguns casos possam ser assintomáticos, sendo detectados apenas em radiografias de rotina. Expansão óssea, acometimento de dentes adjacentes e infiltração no canal pulpar pode estar relacionados. Os aspectos radiográficos normalmente se apresentam como uma lesão radiopaca, circundada por um halo radiolúcido. A raiz do dente acometido está sempre em íntimo contado com a lesão.
Imagem Radiográfica
Disponível em:http://drgstoothpix.com/ |
Lesão Mista circundada por halo radiolúcido
Disponível em:http://games.espn.go.com/ |
O histopatológico do cementoblastoma é muito semelhante ao do osteoblastoma, os aspecto que diferencia as duas lesões, é que o cementoblastoma está intimamente ligado a raiz do dente acometido. A lesão consiste em trabéculas de material mineralizado, entre essas trabéculas podemos observar tecido conjuntivo fibrovascular com células fusiformes. Células gigantes multinucleadas e células blásticas são frequentemente encontradas. A excisão cirúrgica é o meio de tratamento ideal, normalmente o dente acometido é removido junto a lesão, dessa forma, a risco de uma posterior recidiva é diminuído. Caso seja desejado a permanência do dente, a remoção da raiz acometida e um posterior tratamento endodôntico deve ser realizado.
Dente e lesão em íntimo contato
Disponível em:http://scolaris.beta.semantico.com/ |
O halo radiolúcido que circunda a lesão trata-se de quê?
ResponderExcluirOpa! Tudo bom?
ExcluirBoa pergunta! O halo radiolúcido representa o espaço do ligamento periodontal, de acordo com alguns autores.
Quais são os quatro tipos?
ResponderExcluir