sexta-feira, 6 de março de 2015

Síndrome de Cowden

Síndromes - S. de Cowden (Síndrome dos hamartomas múltiplos)

     A Síndrome de Cowden (SD) é uma doença rara descrita primeiramente em 1963 por Lloyd e Dennis, essa condição é caracterizada pela presença de múltiplos hamartomas em várias regiões do corpo (por isso também é denominada de Síndrome dos hamartomas múltiplos). Essa síndrome é herdada como um traço autossômico dominante de expressão variável. Acredita-se que a doença se desenvolva a partir da mutação do gene PTEN, um supressor de tumor que quando alterado provoca um "descontrole" nas taxas de apoptose e proliferação celular, causando a sintomatologia encontrada na doença. Infecções virais e a imunodeficiência também são citadas como possíveis causas etiológicas.
     A Mutação no gene supracitado ocasionará em alterações hamartomatosas e neoplásicas, principalmente em locais como a pele, mucosa oral, trato gastrointestinal (TGI), tireoide e mamas.

Características Clínicas e Histopatológicas

    Em pele, hamartomas foliculares denominados de triquilemomas são as lesões mais comuns, sendo caracterizadas por pequenas e múltiplas pápulas de coloração normocrômica distribuídas principalmente pela região facial (ao redor dos olhos, nariz e boca). Outra lesão bastante comum é a ceratose acral, que se localiza normalmente na superfície dorsal das mãos e pés, essas lesões são muito semelhantes as verrugas vulgares causadas pelo HPV, embora os estudos ainda não tenham comprovado a presença do vírus. A ceratose palmoplantar também é um achado importante. Além disso, lipomas, xantomas, neurofibromas, hemangiomas e máculas café-com-leite também são citados na literatura.
    O TGI, nesta síndrome, é acometido por múltiplos pólipos hamartomatosos ou neoplásicos (geralmente benignos). Essas lesões podem estar localizadas no esôfago, estômago, intestino e reto. A síndrome de Peutz-Jeghers também apresenta como característica importante, a presença de polipose no TGI.
      Na cavidade oral, as lesões normalmente se apresentam como múltiplas pápulas, dando um aspecto pedregoso a região afetada. Essas lesões são mais prevalentes em dorso de língua, gengiva e mucosa jugal. Outros achados comuns são: língua fissurada, palato profundo, periodontite e cárie dentária.
     As mamas e a tireoide podem ser acometidas por hamartomas ou neoplasias (benignas ou malignas). Outras características menos comuns na síndrome são: Má formação esquelética, deficiência na coordenação motora e deficiência de manter a cabeça em posição normal.
     O diagnóstico diferencial é feito principalmente com a Doença de Darier, esclerose tuberosa, doença de Heck, acantose nigricans e granulomatose orofacial. Outras Síndromes como a de Proteus, Bannanyan-Riley-Ruvalcaba também apresentam mutação do gene PTEN.
    Microscopicamente, as lesões orais são inespecíficas, sendo representadas por um tecido fibroepitelial hiperplasiado, muitas vezes semelhante a um papiloma.


Observar a presença de múltiplas pápulas de coloração normocrômica
ao redor do nariz.
Disponível em: https://escholarship.org/uc/item/916821pq


Ceratose Acral - Essas lesões são semelhantes as verrugas
vulgares
Disponível em: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Cowden-disease2.jpg


Múltiplas lesões papulares em lábio superior e gengiva, observar o
aspecto pedregoso causado por tais lesões.
Disponível em: http://www.ijdvl.com/viewimage.asp?img=ijdvl_2012_78_2_230_93666_f2.jpg


Observar a presença de discretas pápulas em gengiva e no início do
palato duro.
Disponível em: https://escholarship.org/uc/item/916821pq


Acometimento do dorso da língua
Disponível em: https://www.pinterest.com/pin/386113368024713627/


Diagnóstico e Tratamento


       O diagnóstico da síndrome de Cowden é feito a partir da detecção de dois dos três sinais patognomônicos da condição, que são: Triquilemomas faciais, pápulas orais e ceratose acral. Critérios maiores e menores, além de histórico familiar podem ser utilizados como meios de diagnóstico. O teste genético para detectar a mutação do gene PTEN pode ser utilizado, embora nem todos os pacientes apresentarão tal alteração genética.
       Não existe tratamento específico para a síndrome. É necessário que o paciente seja acompanhado, pois estes, apresentam uma maior predisposição a desenvolver neoplasias, inclusive, lesões malignas. As lesões orais podem ser removidas a partir da excisão ou cauterização.

Observar as múltiplas lesões papulares em gengiva.
Disponível em: http://www.juniordentist.com/syndromes-related-to-benign-and-malignant-tumors-of-oral-cavity.html


Referências 

BALCI, Didem Didar et al. A rare cause of oral papillomatous lesions: Cowden syndrome. Indian Journal of Dermatology, Venereology, and Leprology, v. 78, n. 2, p. 230, 2012.

CECCHIN, Doglas; VINICIUS GIRARDI, Gaspar; OLIVEIRA DA SILVA, Soluete. Síndrome de Cowden-relato de caso. Revista da Faculdade de Odontologia-UPF, v. 11, n. 1, 2011.

FLORES, Isadora Luana et al. Oral presentation of 10 patients with Cowden syndrome. Oral surgery, oral medicine, oral pathology and oral radiology, v. 117, n. 4, p. e301-e310, 2014.

NEVILLE, B.W.; DAMM, D.D.; ALLEN, C.M.; BOUQUOT, J.E. Patologia Oral e Maxilofacial. Trad.3a Ed., Rio de Janeiro: Elsevier, 2009, 972p.

OLIVEIRA, Marcio A. et al. Cowden syndrome. Dermatology online journal, v. 16, n. 1, 2010.

PATIL, Prashant B. et al. Cowden syndrome-Clinico-radiological illustration of a rare case. Contemporary clinical dentistry, v. 4, n. 1, p. 119, 2013.

PORTO, Ana Carolina Souza; ROIDER, Elisabeth; RUZICKA, Thomas. Cowden Syndrome: report of a case and brief review of literature. Anais brasileiros de dermatologia, v. 88, n. 6, p. 52-52, 2013.

REGEZI, J.A; SCIUBA, J.J; JORDAN R.C.K. Patologia Oral: Correlações Clinicopatológicas. 6ª edição. Elsevier, 2013.





Nenhum comentário:

Postar um comentário