Disponível em: http://www.asm.org/ |
A Candidose/Candidíase é uma doença fúngica causada por microrganismos dimórficos do gênero Candida (C. Albicans, C. Tropicalis, C. Krusei, são os agentes principais), é a infecção fúngica mais comum na boca. O dimorfismo é uma característica comum em fungos que causam doenças, a forma de levedura não é invasiva, diferentemente da forma de hifa, que está relacionada com invasão tecidual no hospedeiro.
O uso de antibióticos de largo espectro, hipossalivação e imunossupressão são os principais fatores predisponentes para a infecção por microrganismos do gênero Candida.
- Uso de Antibióticos de Largo Espectro - O uso desses medicamentos (principalmente em tempo prolongado) causam uma alteração na microbiota normal da cavidade oral, ou seja, alguns microrganismos que não são afetados pelo medicamento tendem a proliferar e se sobrepor a outros. Isso acaba favorecendo o desenvolvimento da candidose.
- Hipossalivação - Como sabemos, uma das funções da saliva é a proteção cavidade oral a partir de enzimas antimicrobianas (Lactoferrina e Lisozima). Então, com sua diminuição, teremos uma maior proliferação dos microrganismos. Esta condição está associada a quimioterapia, radioterapia, diabetes e Síndrome de Sjögren.
- Imunossupressão - Também um fator predisponente, muitos estudos mostram a relação entre Imunossupressão e Candidose. Apesar de imunodeprimidos serem os mais afetados pela doença, indivíduos saudáveis também podem ser acometidos. Isso explica porque crianças, idosos e indivíduos portadores do HIV possuem uma maior predisposição para apresentar candidose.
Antibiótico de Largo Espectro
Disponível em:http://efeitocolaterais.com.br/ |
Hipossalivação - Notar as fissuras no dorso lingual
Disponível em:http://cdeworld.com/ |
A candidose pode assumir diversas formas com características clínicas diferentes:
Candidose Pseudomembranosa
Também conhecida como Sapinho, é a forma mais bem conhecida de candidose, é caracterizada pela presença de placas brancas removíveis à raspagem, essa placas lembram "leite coalhado" ou "queijo Cottage". A mucosa subjacente apresenta-se eritematosa ou normal. Quanto aos sintomas, muitos pacientes relatam ardência e gosto desagradável na boca, outras lesões podem ser assintomáticas. Os sítios de maior predileção na mucosa oral são: Língua, mucosa jugal e palato.
Candidose Pseudomembranosa - Lesões esbranquiçadas (removíveis à raspagem) com o fundo
eritematoso.
Disponível em: http://www.especialista24.com/ |
Lesões brancas distribuídas por toda mucosa oral do paciente, aspecto semelhante
ao "queijo coalhado"
Disponível em:http://adr.sagepub.com/content/23/1/152/F2.expansion.html |
A pseudomembrana é removível à raspagem, normalmente deixando um fundo
eritematoso (por vezes sangrante).
Disponível em:http://www.intechopen.com/books/diagnosis-and-management-of-oral-lesions-and-conditions-a-resource-handbook-for-the-clinician/aids-hiv-associated-lesions-and-management |
Sapinho
Disponível em: http://www.misodor.com/DERMATOSES%20INFANTIS.php |
Candidose Eritematosa
A candidose eritematosa é caracterizada pela presença de áreas avermelhadas na mucosa oral, não há placas brancas (ou pelo menos o predomínio delas) como na forma pseudomembranosa. Esse tipo de lesão fúngica pode se apresentar sob várias formas:
1 - Candidose Atrófica Aguda - Normalmente ocorre após o uso de antibióticos de largo espectro, aparece como a forma de uma lesão atrófica na superfície dorsal da língua (atrofia papilar), os pacientes relatam um certa ardência.
Observar atrofia das papilas filiformes no dorso da língua formando uma lesão
avermelhada de contorno irregular. Os pacientes normalmente relatam ardor
semelhante a "café quente" na boca.
Disponível em: http://galleryhip.com/erythematous-candidiasis.html |
2 - Atrofia Papilar Central - Anteriormente chamada de Glossite romboidal mediana, pois acreditava-se que era causada por uma alteração no desenvolvimento da língua. A lesão apresenta-se como uma área atrófica na região central e posterior da língua. Normalmente é assintomática.
Atrofia Papilar Central
Disponível em: http://cac-php.unioeste.br/ |
Lesão atrófica de contorno bem definido localizada na região central do dorso
da língua.
Disponível em:http://projetovidauem.blogspot.com.br/2014/03/a-candidose-e-uma-infeccao-causada-por.html |
3- Candidose Multifocal Crônica - É caracterizada pela presença de duas ou mais lesões de candidose eritematosa, normalmente os locais mais afetados são o dorso da língua, palato (Junção entre o palato mole e o palato duro) e comissura labial.
4- Queilite Angular - Quando a candidose eritematosa está localizada na região de comissura labial, podendo estar associada a candidose multifocal crônica ou não. Esse tipo de lesão é mais comum em idosos que possuem um diminuição da dimensão vertical de oclusão (DVO), com essa diminuição há o aparecimento de sulcos mais pronunciados no ângulo da boca, assim, há um maior acumulo de saliva na região, formando um ambiente favorável para os microrganismos. Essa lesão normalmente é uma associação de fungos do gênero Candida e Staphylococcus Aureus.
Queilite Angular
Disponível em: http://www.odontoblogia.com.br/ |
Essas lesões normalmente são associações de microrganismos.
Disponível em: http://multioral.com.br/ |
5 - Queilocandidose - É uma lesão esfoliativa, ocorre quando há o acometimento dos lábios e da região perioral. Normalmente associada a hábitos crônicos como lamber os lábios ou chupar o dedo.
6 - Estomatite Protética - Associada ao uso de prótese, essa forma se apresenta como áreas eritematosas, algumas vezes acompanhadas por petéquias hemorrágicas. Ainda não se tem certeza se a condição é causada por invasão tecidual ou apenas uma reação do tecido pela presença de inúmeros microrganismos na superfície da prótese. É uma lesão assintomática.
Lesão avermelhada em palato duro e rebordo alveolar.
Disponível em: http://www.ufpe.br/estomatologia/ |
Candidose Crônica Hiperplásica
É o caso mais raro de candidose, é caracterizada pela presença de placas brancas não removíveis a raspagem. Geralmente essas lesões estão localizadas na região anterior da mucosa jugal e não podem ser diferenciadas de uma lesão leucoplásica. Esse tipo de lesão está associada ao câncer de boca (Carcinoma de células escamosas) pois a nitrosamina, emitidas a partir do metabolismo normal da Candida, é uma substância carcinogênica.
Candidose Hiperplásica - Observar a semelhança com a leucoplasia
Disponível em: http://www.ufpe.br/ |
Lesão branca não removível à raspagem em mucosa jugal e retrocomissura
Existe ainda um quadro de candidose muito grave, que está associado a imunossupressão severa, a Candidose Mucocutânea é caracterizada pela presença de lesões fúngicas na mucosa oral e na pele, essa condição geralmente está associada a distúrbios endócrinos e anemia ferropriva.
Características Histopatológicas
Na histopatologia podemos observar com frequência: Hiperplasia Epitelial ( pode haver atrofia), Hiperparaceratose, Exocitose de neutrófilos (Microabscessos), infiltrado inflamatório crônico, as hifas e os esporos da Candida podem ser observados na coloração com Ácido periódico de Schiff (PAS).
A citologia esfoliativa com posterior coloração (KOH ou PAS) é um meio rápido e eficiente para o diagnóstico destas lesões.
O tratamento é feito com administração de antifúngicos - Nistatina, Anfotericina B, Cetoconazol, Miconazol, Itraconazol e Fluconazol são os medicamentos mais utilizados.
Referencias:
NEVILLE, B.W.; DAMM, D.D.; ALLEN, C.M.; BOUQUOT, J.E. Patologia Oral e Maxilofacial. Trad.3a Ed., Rio de Janeiro: Elsevier, 2009, 972p.
WOO, S.B. Atlas de patologia oral. 1 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013, 456p
JHAM, B.C; FREIRE, A.R.S. Complicações bucais da radioterapia em cabeça e pescoço. Rev. Bras. Otorrinolaringol., São Paulo , v. 72, n. 5, Oct. 2006 .
YAMASHITA, J.M et al . Manifestações bucais em pacientes portadores de Diabetes Mellitus: uma revisão sistemática. Rev. odontol. UNESP, Araraquara , v. 42, n. 3, Jun 2013 .
O texto foi bom e penso que me sera util porque o trabalho está ainda em compilação.
ResponderExcluirHola, quisiera saber que relacion tienen este tipo de lesiones con la sífilis?
ResponderExcluirEntão, acredito que não exista relação direta entre as duas lesões (candidose e Sífilis), exceto pelo fato de ambas serem doenças infecciosas. A candidose normalmente se apresenta como lesões erosivas ou pseudomembranosas, já a sífilis, geralmente apresenta padrão ulcerativo.
ResponderExcluirÓtima observação!
Excluiradorei
Excluirthey see me roling...
ResponderExcluirBoa noite, pq vc chama de Candidose e o Neville, Candidíase?
ResponderExcluirBom dia Erik, então, as duas nomenclaturas estão corretas, é só uma questão de tradução, Candidose do inglês britânico e Candidiase do americano.
ExcluirObrigado!
Se possível, peço que divulgue o site e clique em um dos anúncio que aparece no mesmo, ajuda bastante!
Bom dia! As vezes aparecem pequenas manchinhas brancas bem proximo ao meu ultimo dente que somem por si só mas voltam. Elas não doem. Não sinto nada. Pelo o artigo se assemelha ao "Sapinho" mas não parece ser tão extensa assim. Muito menor. Gostaria de saber se isso pode estar relacionado com o estresse e também ao fumo. Obrigada
ResponderExcluirBoa noite! Você recorda se tem machucado essa região? Lesões causadas por trauma também podem ter o aspecto esbranquiçado.
ExcluirObrigado.
Se possível, peço que divulgue o site e clique em um dos anúncio que aparece no mesmo, ajuda bastante!
Boa noite,quando passo a língua do lado da bochecha sinto que tem alguma coisa estranha, será HIV ? Quais os sintomas da candidose
ResponderExcluirEu tenho uma placa branca na mucosa jugal, pesquisei e acabei me deparando que poderia ser Linha alba que ocorre quando a gente fica mordiscando a bochecha.
ExcluirEu tenho uma placa branca dos dois lados da bochecha,ela é um pouco elevada e dolorosa e some sozinha ao longo do tempo oqueo pode ser?
ResponderExcluirOlá tudo bom? Infelizmente não posso fazer consultas por meio da internet. Procure um dentista com formação em estomatologia em sua cidade. Ele poderá te ajudar, te adianto que é bem tranquilo =)
ExcluirBoa noite!
Qual o tratamento para Candidose Eritematosa?
ResponderExcluir