quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Doença de Darier

Genodermatoses - Doença de Darier

     Também conhecida como disceratose (ou ceratose) folicular, a Doença de Darier (DD) é uma genodermatose incomum que apresenta sintomatologia em pele e mucosa, além de frequentemente ter relação com outras alterações como atraso mental, epilepsia e outros distúrbios neurológicos.
     Acredita-se que a etiologia da condição esteja relacionada a um gene, o ATP2A2, esse gene é responsável por codificar uma bomba de Cálcio, então, a partir disso, estudos mostram que com essa deficiência algumas estruturas celulares, como os desmossomos ficam comprometidos (Pois a sinalização química para a ativação e desenvolvimento dessas estruturas dependem do cálcio intracelular), fazendo com que haja uma falta de coesão entre as células epiteliais.
     Não há predileção por gênero e normalmente a DD é diagnosticada em indivíduos entre a primeira e segunda décadas de vida. A condição é herdada por um traço autossômico dominante com penetrância completa e expressão variável.
      Quanto a prevalência, a literatura nos mostra um proporção de 1:100.000.

A Doença de Darier pode ter manifestação em todo o corpo
Disponível em: http://www.orpha.net/consor/cgi-bin/OC_Exp.php?lng=pt&Expert=218


Características Clínicas

      O paciente portador da DD normalmente apresenta sintomatologia envolvendo pele e mucosa, embora alguns casos possam envolver apenas um isoladamente. A condição na maioria dos casos é assintomático sendo descoberto apenas em exames de rotina, alguns paciente relatam prurido ou ardor.
    As lesões de pele são caracterizadas pela presença de pápulas brancas ou avermelhadas distribuídas principalmente pela região de pescoço, próxima ao osso esterno e costas (embora possam acometer qualquer local do corpo). As múltiplas pápulas podem se unir formando placas avermelhadas ou crostas, muitas vezes áreas de ulceração são encontradas. Os pacientes relatam que as lesões pioram nas épocas mais quentes, acredita-se que seja devido a sensibilidade à luz ultravioleta.
      Em alguns casos (em torno de 60%), os pacientes podem apresentar distrofia ungueal (alterações nas unhas), que são representadas por estrias brancas ou vermelhas, além de rachaduras. As plantas dos pés e a palma das mãos também podem exibir depressões ou lesões papulares semelhantes as que ocorrem na pele de outras regiões.
     O acometimento oral é visto em 50% dos casos e muitas vezes é a única sintomatologia que o paciente apresenta. Frequentemente o palato duro e o rebordo alveolar apresentam uma superfície bastante irregular, descrita como pedregosa, devido a presença de múltiplas pápulas avermelhadas ou esbranquiçadas. A mucosa jugal também pode ser comprometida, apresentando tais características. Hiperplasia gengival, obstrução e tumefação das glândulas salivares já foram citadas na literatura.
     O Disceratoma verrucoso é descrito como uma forma isolada da Doença de Darier, ele se apresenta como uma pápula umbilicada de coloração esbranquiçada e que possui predileção pela mucosa ceratinizada (palato duro e rebordo alveolar).

DD - Multiplas pápulas de coloração esbranquiçada localizadas em palato
duro (aspecto pedregoso)
Disponível em: http://www.globalskinatlas.com/imagedetail.cfm?topLevelID=1807&imageID=4188&did=515



DD - A presença das pápulas é mais comum no palato duro e no rebordo alveolar
Disponível em: http://www.ijdr.in/article.asp?issn=0970-9290;year=2011;volume=22;issue=6;spage=843;epage=846;aulast=Thiagarajan


DD - Presença de muitas pápulas avermelhadas (algumas exibindo uma maior hiperceratose) próximas
a região cervical e esterno.
Disponível em: http://www.odermatol.com/issue-in-html/2011-3-15-eponymsd/


DD - Estrias brancas e rachaduras nas unhas
Disponível em: http://www.globalskinatlas.com/imagedetail.cfm?TopLevelid=2075&ImageID=4699&did=6



Características Histopatológicas

    As lesões de pele, mucosa e o disceratoma verrucoso apresentam características histológicas semelhantes. Onde podemos observar uma "cratera" no epitélio, estando este espaço preenchido por um tampão de ceratina. É bastante comum a presença de acantólise suprabasal e células disceratóticas conhecidas com grãos e corpos redondos. As cristas epiteliais apresentam-se alongadas semelhantes às "vilosidades" ou "tubos de ensaio".
  Os corpos arredondados são células epiteliais que apresentam o citoplasma bastante eosinofílico e o núcleo basofílico. Já os grãos, são células menores que exibem um núcleo picnótico e hipercromático.


Podemos observar a presença de um tampão de ceratina, hiperceratose e uma 
fenda suprabasal (acantólise).
Disponível em: http://www.dermpedia.org/dermpedia-textbook/dariers-disease



Presença de uma "cratera" epitelial preenchida por ceratina, abaixo podemos notar
acantólise suprabasal.
Disponível em: http://dermatopatologiaparainiciantes.blogspot.com.br/2012/02/qual-o-seu-diagnostico_29.html


Tratamento

     O tratamento da Doença de Darier consiste na utilização de cremes emolientes e ceratinolíticos para remissão e diminuição das lesões. Em casos mais graves, está indicado o uso de retinóides, embora, esses agentes causem muitos efeitos adversos, seu uso deve ser sempre acompanhado pelo profissional responsável. Em casos de infecções, o uso de antimicrobianos tópicos ou sistêmicos (dependendo da gravidade) também são relatados na literatura.
     É interessante informar ao paciente que tente ao máximo evitar o contato com o calor e os raios UV, pois, como já foi dito, são considerados fatores agravantes.
      O Disceratoma verrucoso (forma isolada da DD) é tratado a partir da excisão cirúrgica simples.

Referências:

CARDOSO, Camila Lopes et al. Darier disease: case report with oral manifestations. CEP, v. 17012, p. 901, 2006.

NEVILLE, B.W.; DAMM, D.D.; ALLEN, C.M.; BOUQUOT, J.E. Patologia Oral e Maxilofacial. Trad.3a Ed., Rio de Janeiro: Elsevier, 2009, 972p.


PONTI, Lucas et al. Enfermedad de Darier. Dermatología Argentina, v. 17, n. 6, p. 457-460, 2012.



REGEZI, J.A; SCIUBA, J.J; JORDAN R.C.K. Patologia Oral: Correlações Clinicopatológicas. 6ª edição. Elsevier, 2013.


THIAGARAJAN, Magesh Karuppur et al. Darier disease with oral and esophageal involvement: A case report. Indian Journal of Dental Research, v. 22, n. 6, p. 843, 2011.


WOO, S. B. Atlas de patologia oral. 1. ed. - Rio de Janeiro : Elsevier, 2013. 


42 comentários:

  1. Felizmente não, a literatura mostra que a doneça de Darier não apresenta características de malignindade nem risco de morte.

    Obrigado pelo feddback
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Oi Jefferson, você já foi diagnosticado com a doença? Se sim, deveria retonar ao médico que fez o diagnóstico e solicitar a troca da medicação, já que não está fazendo efeito.

    ResponderExcluir
  3. Oi eu tenho a Doença Darier descobri depois que tive minha filha ,já faz três anos, já tomei vários remédios, não teve melhora meu rosto fica escamas brancas muito vermelho ,to tomando ,rocutan já faz três meses as vezes ,ta melhor ,faz uma semana que ta atacado,tenho no corpo também bem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria tenho a doença desde 7 anos de idade... controlo mesma com acitretina. Pois o roacutan p mim é um paliativo. Tomo o roacutan quando a medicação ficar em falta na unidade de saúde do Estado. (Unicat).,E uso vários cremes... estou em crise...mais desde criança na luta. Sempre coloquei primeiro Deus... pois só Deus p me sustentar

      Excluir
    2. Vivo mesma situação que você desde de 7 anos de idade,tomo acitretina de 25 mg e controla bem.. as vezes tenho crise mais nem se compara como a sem tomar a medicação. Atualmente faz um ano que estar em falta na unicat. Então uso roacutan que é um paliativo. Estou em crise. Mais primeiro Deus na minja vida que me da força e me sustenta. Pois só sabe o que é esse problema quem vive. E as dores também.

      Excluir
    3. Vc deve fazer uma suplementaçoes de vitamina d o ldn tbm melhora muito excelente neste processo

      Excluir
  4. Oi eu tenho a Doença Darier descobri depois que tive minha filha ,já faz três anos, já tomei vários remédios, não teve melhora meu rosto fica escamas brancas muito vermelho ,to tomando ,rocutan já faz três meses as vezes ,ta melhor ,faz uma semana que ta atacado,tenho no corpo também bem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria legal você retornar ao médico que fez o diagnóstico pra tentar trocar a medicação, imagino como seja desconfortável.

      Excluir
  5. Olá tenho 56 anos e a 40 anos tenho darier a 2 meses fui tomar banho de cachoeira e 3 dias depois desencadeou uma coceira muito forte tomei predinisona e usei creme de ureia por receita médica mais a coceira persiste gostaria de saber se o calor da menopausa faz dar essa coceira obrigado

    ResponderExcluir
  6. O unico remedio q melhora é acitretina ou roacutan infelizmente nao se interessam de descobrir cura p esse grande incomodo

    ResponderExcluir
  7. Tenho darier a 13 anos e a 2 anos comecei a fazer uso de vitamina A é vitamina E, também faco uso de oleos corporais e hidratantes a base de uréia, eu obtive uma grande melhora mais satisfatório do que o uso do roucutan que me causou bastante efeitos colaterais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem varios níveis de Darier..a minha só controla com acitretina

      Excluir
  8. Quais as alterações que a Doença de Darier provoca no sistema imune?

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde Agenor, vc nunca tomou a medicação acitretina ?Ou faz apenas o uso destas duas substâncias,amenizou ou desapareceu ? Eu tomo acitretina há trinta anos,mais fui percebendo que a minha pele se tornou vermelha, seca e sensível. Fale comigo pelo meu Whatsapp (91)98729-8757 Margôt

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde Jefferson Simão, vc faz uso da medicação Acitretina ? Se for sim, então é o mesma mesma reação que estou tendo, pele vermelha, seca e sensível,está tão delicada que se eu me coçar cria placas de sangue.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fica assim mesmo ai tem outros medicamentos que ajuda nos efeitos colaterais

      Excluir
  11. agenorschimidt@hotmail.com23 de julho de 2018 às 04:13

    Boa tarde, já fiz uso sim da acitretina e o neotigason, infelizmente são os únicos que tiram todas as minhas lesões ,hj faco uso das vitaminas e amenizou de forma satisfatória, achei bem interessante devido aos efeitos colaterais que a acitretina e o neotigason dão valeu muito a pena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde vc tá conseguindo controlar a doença de darier?tbm tenho faço uso de acitretina de 25 mg

      Excluir
    2. Neotigason é o nome comercial. A substância é acitretina

      Excluir
  12. No neu caso sinto muita coseira no corpo e encomoda muito teria um remedio para aliviar a coseira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim fale com seu médico a minha acalma com banho de chá de camomila. E uso de hidratante fisiogel ação calmante

      Excluir
  13. Tenho Darier TB e quando tenho vermelhidão e muita coceira uso uma pomada chamada cetoconazol+dipropionato de betametasona + sulfato de neomicina . Lavo com sabonete de glicerina . Melhora um bom pouco.

    ResponderExcluir
  14. Boa noite eu tenho doença de darier 15 anos eu faso uso ruacutan é acetretina é o meu esposo que tem eu tô bem através da minha fé em Deus bota Deus na frente que eu resolver tudo a palavra de Deus diz que as doenças e enfermidades não é pra morte mais sim pra glorifica e saltar o nome por ela

    ResponderExcluir
  15. O médico pode falar que essa doença não tem cura.mais a última palavra vem Deus ele sim é o médico dos médicos

    ResponderExcluir
  16. MEU IRMÃO TEM DARIER DESDE DOS 10 ANOS DE IDADE A 25ANOS ELE FAZ O USO DO MEDICAMENTO NEOTINGASON SO OS MEDICOS TROCOU

    ResponderExcluir
  17. Oi eu tenho o Darier a,24 anos e sofro muito com as lesões a onde moro e muito calor e estou sem o neotigasom falaram que pararam de fabricar e verdade pessoal

    ResponderExcluir
  18. Qual melhor remédio e creme pra isso preciso ajuda médica

    ResponderExcluir
  19. Minha filha está usando.
    Os cremes para pela extra seca.
    Neutrogema.

    ResponderExcluir
  20. Faço uso de furoato de mometasona a um ano ,mas tenho notado que não está fazendo tanto efeito ,já mudei de cremes várias vezes por indicação médica claro.
    Porém queria saber se alguém tem Algo a indicar para o verão?
    Não aguento essa estação sogro demais.

    ResponderExcluir
  21. Será que quando fica em crise o permaganato não alivia a caseira ?

    ResponderExcluir
  22. Minha filha desde os sete anos ela foi diagnosticada com Darier toma 30ml dia de actretina está em falta a medicacao alguem sabe um remedio alternativo obrigada

    ResponderExcluir
  23. Olá Pessoal
    Tenho a Doença de Darrier desde 24 anos de idade convivo com ela a 30 anos tenho acompanhamento com dermatologista desde quando descobri que era portador, o médico disse que não posso me expor ao sol e se for a praia tenho que usar protetor solar UVA/UVB 80 a 100 e assim mesmo evitar exposição ao sol pois até o calor é prejudicial.O meu caso aparece mais na região das costas lado esquerdo parcial e região do pescoço.Quando as bolinhas vermelhas,os sintomas são ardor e coceira.Trato o meu caso com banhos de água fria com sabão de glicerina líquida neutro, desloratadina 5 MG sendo 1 comprimido ao dia por 10 dias e não mais,uso cutisanol gel de manhã e a tarde sempre que possível na região afetada, e a noite utilizo um creme Halobex ( propianato de halobestasol 0,05% ) USO ADULTO.
    Não estou recomendando o uso destes medicamentos até porque existem vários níveis de inflamação da doença, mas segredo é evitar que sua sua pele seja exposta ao sol.O meu médico até recomendou que se fosse para a praia usasse a pomada HIPOGLOS porque em sua formulação tem Zinco e é potente protetor solar agora entendo que surfista usa muito está pomada.
    Também é bom ler sobre a Doença de Darrier e siga corretamente as orientações do dermatologista e não use medicamentos por conta própria pois fazendo assim você se preveni de outras complicações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou vendo hj 16/01/21 estava tentando lembrar o nome dessa pomada , obrigada me ajudou muito ,e pelas dicas

      Excluir
  24. Tenho Darrier há 17 anos, vou experimentar essas medicações que vc indicou, pois nunca usei. obrigado pela indicação. Um abraço!

    ResponderExcluir
  25. Tenho darier tomo acitretina mais está em falta e tô atacada esses dias.gostaria de saber se é verdade que não está mais produzindo esse medicamento.

    ResponderExcluir
  26. Boa noite, não está em falta não,eu estou usando Vitanol A concentração 0,5% de tretinoína tá funcionando bem, mais séria legal você ver com o seu dermatologista.

    ResponderExcluir
  27. Tenho doença de darier a 3 anos, não estou aguentando de coceira no meu coro cabeludo alguma pomada para indicar?

    ResponderExcluir
  28. Tenho doença de darier a 3 anos, não estou aguentando de coceira no meu coro cabeludo alguma pomada para indicar?

    ResponderExcluir
  29. It is no secret that I have a very deep and personal relationship with God. I have pushed and resisted that relationship this past year through all the bullshit I have had to go through living with Herpes but once again, God is bigger than my stubbornness and broke through that outbreak cold sore and all I had Genital Herpes. For me personally, hearing over and over how I am not good enough has really invaded my mind in the worst way possible. I completely shut down and I was just waking up like is this how life going to end this temporary herpes outbreak “fuck everybody with herpes if you know what I mean” but let's be honest here...
    It is a cowardly to say no to herbal medicine. It is fear based. And it is dishonest to what my heart wants. Don't build a wall around yourself because you are afraid of herbals made or taking a bold step especially when it's come to health issues and getting cure. So many young men/ women tell me over and over that Dr Itua is going to scam me but I give him a try to today I feel like no one will ever convince me about herbal medicine I accept Dr Itua herbal medicine because it's cure my herpes just two weeks of drinking it and i have been living for a year and months now I experience outbreak no more, You can contact him if you need his herbal medicine for any such diseases like, Herpes, Schizophrenia,Cancer,Scoliosis,Fibromyalgia,Fluoroquinolone Toxicity Syndrome Fibrodysplasia Ossificans Progressiva.Fatal Familial Insomnia Factor V Leiden Mutation ,Epilepsy Dupuytren's disease,Desmoplastic,Diabetes ,Coeliac disease,Creutzfeldt–Jakob,Dairies,Lyme Disease,Epilepsy, ,ALS,Hepatitis,Copd,Parkinson disease.Genetic disease,Fibrodysplasia disease,Fibrodysplasia Ossificans Men/Woman infertility, bowel disease ,Huntington's disease ,Diabetes,Fibroid. disease,Lupus,Lipoid Storage diseases( Gauchers disease),Polycystic Disease.,Cerebral Amyloid Angiopathy, Ataxia,Cirrhosis of Liver,Arthritis,Amyotrophic Lateral Sclerosis,Alzheimer's disease,Adrenocortical carcinoma.Asthma,Allergic,HIV, Epilepsy, Infertility, Love Spell,. Email..drituaherbalcenter@gmail.com then what's app.+2348149277967.... My advice to any sick men/women out there is simple... Be Always an open book. Be gut wrenching honest about yourself, your situation, and what you are all about. Don't hold anything back. Holding back will get you nowhere...maybe a one way ticket to lonelyville and that is NOT somewhere you want to be. So my final truth...and I'm just starting to grasp this one..

    ResponderExcluir